1- MUTAÇÕES SOCIAIS E SISTEMAS EDUCATIVOS
1.1. SISTEMA
Sistema é, segundo o autor Ramos, C. (2007), “sistema é um conjunto de elementos em interação dinâmica organizados em função de um fim”. Sociedade como um conjunto de elementos (sociais, económicos, politicos, sociais, educativos) em constante interação dinâmica, quando um elemento sofre alguma alteração esta vai refletir-se em todo o sistema. O ser humano integrado num sistema ou organização, na qual contem diferentes elementos da sociedade, tem-se desenvolvido intelectualmente, ao longo dos tempos, através das interações e relações sociais que tem vindo a estabelecer com os elementos da sua comunidade.
Com base na definição de sistema apresentado por Ramos.C (2007) podemos considerar o “ sistema educativo ” como o conjunto de estruturas e instituições educativas, que embora tenham características específicas, relacionam-se entre si e com o meio ambiente de forma integrada e dinâmica, combinando meios e recursos para a realização do objetivo comum, a de garantir a realização de um serviço educativo que corresponda às exigências e demandas da sociedade. Ou ainda, o sistema educativo é um conjunto de meios pela qual se concretiza o direito à educação, que se exprime pela garantia de uma permanente acção formativa orientada para favorecer o desenvolvimento global da personalidade, o progresso social e a democratização da sociedade.
1.2. ASPECTOS CONTEXTUAIS DOS SISTEMAS EDUCATIVOS

As várias transformações nas diferentes dimensões da sociedade apelam a novos de desafios, a capacidade de adaptação da Educação, o crescimento económico deverá centrar-se na Educação, tudo aquilo que cada individuo pode acrescentar a este pela quantidade e qualidade das qualificações (cada um tem de saber mais e melhor).
O crescimento económico de um país por si só, não conduz ao desenvolvimento humano, mas a educação deverá dotar a humanidade com as ferramentas que lhe permitirão controlar o seu próprio desenvolvimento. A educação deverá tornar a diversidade num fator positivo de coesão social, desenvolvimento humano e compreensão mútua.
Deste modo os sistemas educativos terão de priviligiar mais a imaginação, a criatividade, a comunicação e o trabalho de equipa , terão de ser flexíveis, ter capaciade de adaptação à mudança constante e aproveitar as potencialidades das tecnologias da comunicação e informação.
Os Sistemas educativos tem como principal missão a coesão social e o desenvolvimento humano, mas só conseguirá com a participação ativa da sociedade portuguesa. A educação, processo em constante mudança se não houver participação de todos os intervientes no desenvolvimento do sistema educativo, nomeadamente os professores, será um fracasso.
Segundo, Hargreaves (2003:41), ”Grande parte deste ‘modernismo’ habitual dos nossos sistemas educativos mantém-se através dos profissionais e dos burocratas que olham para o próprio umbigo, para os costumes e para as certezas do seu próprio conhecimento especializado e das suas rotinas, em vez de olharem para o exterior, para as preocupações dos alunos, das famílias e das comunidades”.
O relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o séc. XXI (2006) apresenta a necessidade de uma escola aberta que integre a ideia de uma comunidade educativa com projeção social de forma a possibilitar a formação civica nos dominios da responsabilidade, da solidariedade, e do respeito pelos outros.
O sistema educativo segundo a Lei nº46/86, lei de Bases do Sistema Educativo define que: “O sistema educativo responde às necessidades resultantes da realidade social, contribuindo para o desenvolvimento pleno e harmonioso da personalidade dos individuos, incentivando a formação de cidadãos livres, responsáveis, autónomos e solidários e valorizando a dimensão humana do trabalho.”
1.3. TENDÊNCIAS EVOLUTIVAS DAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS

O rápido e crescente progresso tecnológico, a quantidade de informação e a velocidade a que a mesma se propaga exigem mais competências intelectuais e cognitivas por parte dos seres humanos, o que exige dos sistemas educativos, mais formação. Neste contexto os sistemas educativos desempenham um papel crucial no processo de dinâmica social. Habilitam o individuo para exercer os seus direitos e a observar os seus deveres de cidadania, consciencializando-o das vantagens da participação coletiva social.
Dar à educação uma perspetiva humanista, permitindo ao Homem interpretar o mundo que o rodeia, torna-lo cidadão ativo na tomada de decisões e prepará-lo para a ingressão no mundo laboral que exige cada vez mais flexibilidade e adaptabilidade, são alguns desafios que se colocam à educação.
Dar à educação uma perspetiva humanista, permitindo ao Homem interpretar o mundo que o rodeia, torna-lo cidadão ativo na tomada de decisões e prepará-lo para a ingressão no mundo laboral que exige cada vez mais flexibilidade e adaptabilidade, são alguns desafios que se colocam à educação.
Jacques Delors, propõe uma educação para o sec. XXI direcionada para os quatro tipos fundamentais de educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros, aprender a ser, eleitos como os quatro pilares fundamentais da educação.
1.4. INOVAÇÃO NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
A sociedade atual, também chamada de "sociedade do conhecimento", mostra-nos que existem grandes mudanças em termos sociais económicos e produtivos. A ‘Sociedade do Conhecimento’ é a sociedade que na qual o conhecimento é o principal factor estratégico de riqueza e poder, tanto para as organizações quanto para os países. Nesta sociedade, a inovação tecnológica, o novo conhecimento, passa a ser um factor importante para a produtividade, competetividade e para o desenvolvimento económico dos países. Esta nova sociedade é impulsionada também por contínuas mudanças, algumas tecnológicas como a Internet e outras económico-sociais como a globalização.
'Sociedade da Informação' e 'Sociedade do Conhecimento' são por vezes usadas com o mesmo significado. Mas 'Sociedade de informação' pode ter uma definição que não envolve a vertente económica pelo menos se abordada dum ponto de vista apenas formal: "uma sociedade integrada por complexas redes de comunicação que rapidamente desenvolvem e trocam informação". Neste sentido, a 'Sociedade do Conhecimento' seria o motor económico duma determinada comunidade ou comunidades e a 'Sociedade da Informação' o veículo que potencia a partilha dessa informação.
Assim, o conhecimento como principal fator de produção interfere diretamente no desenvolvimento da sociedade. Conhecimento é poder e também responsabilidade. Deixou de deixou de ser opção, passou a ser uma necessidade para que se concretize o crescimento do Homem e das Sociedades. A Escola e os Sistemas Educativos são os meios pelos quais ocorrerá a mudança de mentalidades necessária à efectivação da inovação no contexto da sociedade de conhecimento.
A inovação dos sistemas tornou-se uma vantagem competitiva, tornando a sociedade mais capaz de dar resposta a melhores condições para inovar. As novas tecnologias permitem uma rapidez na informação e no crescimento de uma sociedade ou organização.
Mas, segundo Fucks (citado por Guillermo Antonio Dávila Calle & Edna Lucia Da Silva), “Na sociedaae de conhecimento, a própria inovação gera obsolência, novos produtos, novas máquinas e novas formas de produção elimina os bens antigos, originando uma rápida substituição de bens finais e das máquinas utilizadas para a sua produção”.
A utilização e os avanços das TIC favorecem a troca de informação e socialização do conhecimento, gerando inovação e desenvolvimento económico. Deste modo, ao governo, através dos sistemas edcuativos, são atríbuidos novos papéis: fomentar a pesquisa científica como processo criador do conhecimento e garantir a inclusão e o acesso da população às novas tecnologias.
Bibliografia:
Ramos, C. - Tendências evolutivas das sociedades contemporâneas.
Ramos. C (2007)-Sobre o conceito de Sistema.
Ramos. C (2007) – Aspectos contextuais dos Sistemas Educativos.
Lei n.º 46/86 de 14 de Outubro.
Lei nº 85/2009 de 27 de Agosto.
Jacques Delors (2000) Educação um tesouro a descobrir- relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o séc. XXI.
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